Blog da Bp
abr092016

Balões silkados: Como são feitos? Descubra aqui!

Categorias: Balões Personalizados Eventos

0 Comentário

A arte de desenvolver balões silkados através da serigrafia é atualmente um dos processos mais utilizados para personalizar balões. E não apenas para isso! O silk-sreen pode ser usado para estampar roupas num geral (jeans, camisetas, moletons, etc.).

Essa técnica é muito versátil e, por isso, amplamente utilizada pela indústria da estamparia de roupas e também pelas fábricas de balões personalizados. O principal motivo que garante o sucesso do silk é o imenso leque de possibilidades que ele abre.

Com o avanço da indústria, cada vez mais surgem novas tintas e demais produtos que são próprios para a arte da serigrafia, conferindo ainda mais tecnologia para esse procedimento.

Confira aqui como são feitos os balões silkados que vemos fazer sucesso em festas e eventos. São várias etapas até chegar nas belas estampas que apreciamos!

Como são feitos os balões silkados

1. Preparando o desenho da estampa:

Essa parte do processo pode ser feita de duas maneiras:
• Um profissional de designer, que pode ser acompanhado por um estilista e pelo próprio cliente, estuda qual será o desenho da estampa: estilo, cores, tipo, efeitos, localização, tudo baseado na vontade do cliente.

A partir de todas essas observações, o profissional cria o desenho que depois se transformará na estampa da bexiga.

• A segunda forma, bem mais simples, é utilizando uma imagem concedida pelo cliente. Pode ser um determinado desenho, como uma logomarca, ou até um recorte de jornal, revista, folheto, etc.
Com a imagem em mãos, é utilizado um scanner (caso o cliente não possua o desenho digitalizado em seu computador).

2. Colorir o desenho (separar as cores que são utilizadas):

Quando o desenho é criado em programas próprios de ilustração vetorial (como é o caso do Coreldraw e do Illustrator, programas mais conhecidos pelos profissionais de designer), é necessário escolher as cores que serão utilizadas na estampa.

A arte da serigrafia exige que cada cor da estampa seja feita em uma matriz diferente, de forma que, quando estampadas em conjunto, as cores formem a figura desejada.

3. Impressão dos fotolitos (negativos):

Os fotolitos (também conhecidos por alguns como negativo), precisam ser imprimidos, de forma que a separação de cores (descrito acima) e dos fotolitos vai determinar a qualidade que a estampa terá.

Afinal, não adianta ter um belo desenho, feito por profissionais, se na hora de imprimir as cores não se encaixam perfeitamente.

4. Gravação de matrizes:

Os fotolitos, depois de serem imprimidos, são enviados para a serigrafia, onde ocorre a gravação das matrizes. Imagine as matrizes como sendo quadros de metal ou de madeira, com uma tela bem esticada, por onde passa uma emulsão fotossensível.
Essa substância, quando entra em contato com uma fonte de luz UV, endurece nas partes em que não há fotolitos, ou seja, onde há fotolitos o desenho é revelado na matriz.

5. Separação dos materiais:

Nesse ponto, ocorre a separação dos produtos e insumos que serão usados na estampa. É realizado o registro das matrizes, o que garante o encaixe perfeito. As cores são preparadas, assim como todo resto.

6. Impressão:

É chegada a hora de ver na prática como ficou o balão personalizado com silk. A arte, antes vista apenas em um papel, se transforma em algo real, estampada no seu balão.

Nesse processo, o profissional introduz o balão no bico regulador e torce para baixo. O balão fica na posição certa para ser impresso, de forma que é possível fazer qualquer tipo de personalização.

7. Secagem da tinta:

A secagem das tintas pode ser feita com sopradores térmicos. Tintas que possuem água como base secam naturalmente.

8. Limpeza adequada dos equipamentos

Feito a personalização, é preciso limpar as matrizes e os rodos para que estejam adequadamente prontos para a próxima utilização.

Onde encontrar balões silkados de qualidade?

Os procedimentos em uma serigrafia podem variar de uma empresa para outra, e um trabalho bem feito é o que determina a qualidade do serviço.

A Balões Personalizados oferece o que há de melhor no mercado de balões silkados, entre em contato pelo e-mail atendimento@baloespersonalizados.com.br e faça um orçamento.



Comentários