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fev022011

Plano de Marketing: O que é, etapas e como fazer um plano de marketing

Categorias: Marketing

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Vivemos numa sociedade saturada de informação onde em o maior risco é não ser notado. No  entanto, para que sua empresa tenha sucesso com a divulgação da sua marca, um planejamento de marketing é fundamental.  Para isso, o plano de marketing deve ser simples, conciso e direto para que todos entendam o que deve ser feito:

O que é o plano de marketing?

O plano de marketing é um  compilado de planejamento de ações de marketing de uma empresa que visa alcançar um objetivo determinado. Ele pode ser feito para a marca, um produto ou serviço específico oferecido pela empresa.

Para que serve o plano de marketing?

O plano de marketing serve para guiar todas as futuras ações da empresa. Se o objetivo do plano for o de tornar a marca mais conhecida, o plano irá ajudar a elaborar como isso poderá ser feito levando em considerações vários pontos.

Passo a passo de como criar um plano de marketing

Planejamento de marketing

Confira o que será necessário para criar seu plano de marketing. Anote os pontos abaixo, pois são importantes:

Defina seu objetivo

O primeiro passo ao criar um plano de marketing é pensar num objetivo. Como você quer focar seus esforços? Quer que sua empresa seja a primeira em vendas na sua região?

Defina suas metas

Aqui, é necessário tangibilizar o seu objetivo. Deve se levar em consideração como e com que recursos serão utilizados para alcançá-lo. Transforme em tópicos: aumentar 5% das vendas em 6 meses e reduzir os gastos com erros internos pela metade no mesmo período, por exemplo.

Levantamento das informações

Análise da situação ambiental e interna da empresa – concorrência, novos produtos no mercado, expectativas futuras, novos produtos lançados, etc.

Problemas e Oportunidades

Determinação de uma relação de problemas e de oportunidades para o desempenho da empresa.

Desenvolvimento da Estratégia

Criação de estratégia mercadológica para atingir os objetivos traçados. Identificação do mercado-alvo e a parte tática de suas ações.

Definição do orçamento

Planejamento convertido em termos financeiros, pois as variações de verbas em cada um dos componentes determinam variações de retornos.

Projeção de vendas e lucros

No final do plano deve ser incluída uma completa projeção de vendas, lucros e custos, para avaliação do retorno que o programa de marketing proposto e as suas respectivas despesas podem proporcionar.

Vantagens do Plano de Marketing

Dentre as vantagens de se fazer um plano de marketing estão o auxílio para atingir objetivos focados na empresa, levando em considerações ações internas e externas; a orientação de decisões importantes para a marca e a contribuição na melhoria das práticas da empresa, coordenando campanhas pensadas por um propósito maior.

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