Blog da Bp
set142016

Como legalizar seu negócio de balões no Rio de Janeiro

Categorias: Balões Personalizados

0 Comentário

Legalizar seu negócio de balões no Rio de Janeiro é necessário para que sua empresa tenha sucesso e não seja barrada pela legalização do estado. Comece a entender aqui como organizar o começo do seu próprio empreendimento.

Por que é preciso legalizar a sua empresa?

Ainda que seu negócio seja pequeno, sem (muitos) funcionários e sem grandes bases, é preciso estar de acordo com as leis para que a empresa tenha oportunidades e ganhos para o empreendedor.

Sua empresa, num geral, pode negociar diretamente com o governo, com empresas nacionais e até empresas internacionais, aproveitar as condições fiscais (e os incentivos), acessar condições de crédito e ter apoio de instituições, tanto públicas quanto privadas.

O empreendedor que não está de acordo com a legislação assume riscos graves por agir em desacordo com as leis do estado que estão em vigor, perdendo oportunidades de melhorar seus negócios e entrar em uma situação de desvantagem em relação aos concorrentes legalizados.

Nós já falamos anteriormente sobre a importância da legalidade de uma empresa aqui (link), caso seja do seu interesse.

É necessário seguir as seguintes burocracias:

  • Pedido de viabilidade;
  • Registros básicos;
  • O alvará de funcionamento;
  • Alvará do Corpos de bombeiros;
  • Cadastro no banco;
  • Estar de acordo com a vigilância sanitárias;
  • Estar nas normas do meio ambiente.

Hoje vamos aprender como dar entrada e validar seu pedido de viabilidade, então fique ligado em nossas dicas!

Primeiro passo é se cadastrar no site eletrônico: www.jucerja.rj.gov.br, já que o processo de pedido de viabilidade é um serviço eletrônico.

Informe o nome, o tipo jurídico, o endereço e a atividade do seu negócio. Identifique o proprietário (ou proprietárias, se houver sócios) e o valor do capital que será investido.

Tipo Jurídico

Nos dias de hoje, os tipos jurídicos mais escolhidos pelos pequenos empreendedores são:

  • Empresário: Forma mais adotada pelo empreendedor que não deseja ter sócios, sendo o único dono do negócio, e não se importa de levar a empresa sozinho e responder pelas obrigações da mesma;
  • Empresa individualista de responsabilidade Ltda: Maneira mais usada pelos empreendedores que não desejam sócios, mas ao mesmo tempo querem responsabilidades limitadas sobre as obrigações da empresa.
  • Sociedade limitada: Forma escolhida por aqueles que desejam serem sócios e não adotar toda a responsabilidade limitada sobre as obrigações de uma empresa.

Nome da empresa

O nome do seu negócio de bexigas infláveis pode ser de dois tipos:

Denominação: Usada pelo tipo de firma EIRELI e pela Sociedade LTDA, o nome é geralmente formado por expressões ou palavras comuns, seguidas por outras expressões que identificam qual atividade econômica principal se trata.

Firma: Usado de forma obrigatória na forma jurídica do empreendedor e, de forma secundária na EIRELI e Sociedade Ltda. É comumente formado pelo nome civil do empresário que, para se desigualar do outro pode abreviar os pronomes ou acrescentar palavras e expressões comuns.

Endereço da empresa

O endereço do seu negócio de balões personalizados no Rio de Janeiro deve ser escolhido de acordo com a compatibilidade do local e com as atividades que são desenvolvidas pela empresa.

Essa análise deve ser feita também baseada no Regulamento de Zoneamento Urbano e no Código de Posturas Municipais, considerando todos os dados presentes no carnê do IPTU.

Em todo caos, a aprovação do novo endereço da empresa é essencial para ter o Alvará de Funcionamento.

Atividade da empresa

A empresa deve exercer pelo menos uma (ou diversas) atividade (s) econômicas (s). Entretanto, uma atividade deve ser escolhida como principal, enquanto as outras serão secundárias.

No seu pedido de viabilidade, as atividades são detectadas pelo Código de Atividades Econômicas. No ato de regulação da empresa, as atividades precisam ser informadas claramente, iniciando-se com as expressões “Indústria de”; “Comércio de”; “Serviços de”.

Agora você sabe como legalizar seu negócio no Rio de Janeiro

Pode parecer complexo, mas entrar dentro da lei é fundamental para que seu novo empreendimento dê certo!

Para abrir seu negócio de balões infláveis no Rio de Janeiro, conte com a Balões Personalizados, empresa que está no ramo há mais de 8 anos e pronta para atender as suas necessidades!

Se deseja saber mais sobre a BP basta navegar pelo nosso site ou entrar em contato através do e-mail atendimento@baloespersonalizados.com.br.

Para realizar um orçamento de bexigas infláveis, basta preencher o formulário ao lado na sua tela.



Comentários