Blog da Bp
mar022020

Como são feitos balões personalizados?

Categorias: Balões Personalizados

0 Comentário

Os balões personalizados sempre dão um toque diferenciado a qualquer evento. Eles são ideais para incrementar festas, ações de marketing, formaturas, dentre outras celebrações, sejam elas empresariais ou não.

Mas você sabe como acontece a fabricação desses balões personalizados? No artigo de hoje, vamos mostrar todas as etapas da fabricação deste produto que é extremamente útil e versátil na hora de planejar e realizar a decoração da sua festa e como você pode encomendar estes artigos para dar um ar especial à sua comemoração.

Matérias-primas

Os balões personalizados de látex são produzidos a partir de matéria prima retirada da árvore que fornece a borracha, a seringueira, que é uma espécie de planta brasileira que, ao sofrer alguns cortes em seu caule, libera a seiva com aspecto emborrachado.

Um balão é composto por cerca de 60% de borracha natural (que é extraída da árvore) e 40% de substâncias químicas que são adicionadas até alcançar um determinado nível de elasticidade e de resistência do material.

Corantes

Depois de misturar a borracha às substâncias químicas que farão com que a bexiga possa ser inflada, são adicionados corantes a essa mistura, isto porque, sem a adição destes corantes o balão ficaria sem coloração alguma, então são eles que vão dar os aspectos coloridos, cintilantes, perolados ou foscos aos balões.

Ferramentas necessárias para produzir balões personalizados

Para produzir os balões personalizados, algumas máquinas são necessárias, pois não há como produzir em larga escala, sem o apoio deste maquinário. Confira quais são as máquinas que ajudam no processo de produção das bexigas:

Máquina de látex

Esta é a máquina responsável pela mistura dos compostos que resultarão nos balões. Lá, é colocado o látex e os demais componentes químicos que garantem que o produto tenha as características necessárias para serem comercializados, como por exemplo, elasticidade, resistência, que ele seja inflável etc.

Impressora para personalizar balões

É esta máquina responsável por personalizar e dar as características conforme o desejo de cada pessoa à bexiga. Com ela é possível imprimir nomes, logos, desenhos e diversos outros itens que, farão com que o balão se torne personalizado.

Dentre as impressões existentes são estas as utilizadas para caracterizar os balões:

Impressão Silkscreen

O silkscreen é o mesmo processo da impressão de camisetas. O que muda neste caso é a tinta que tem uma aderência diferente para se fixar balão, pois tem as características necessárias para aderir ao látex.

A tinta é aplicada no balão após o látex ser inflado, isto porque, a impressão em uma bexiga cheia é muito mais rápida e fácil do que se ela estiver vazia. O fato de o balão estar cheio, auxilia também na visualização do resultado, evitando que a impressão saia de forma errada ou mal posicionada. Este tipo de impressão garante boa qualidade e durabilidade dos ícones impressos.

É preciso se atentar à elasticidade depois da bexiga depois de terminado esse processo. Para que o balão volte ao tamanho normal, será necessário vulcanizá-los em um forno ou com uma pistola aquecedora.

Impressão Offset

A impressão offset é similar a impressão em papel, entretanto ao invés de imprimir papel, imprime-se na superfície do látex. Esse método bem é mais rápido, mas tem a desvantagem de perder qualidade na impressão das imagens selecionadas. Isso acontece porque, quando o balão é inflado, gera-se a granulação da impressão, mostrando as imperfeições que este tipo de método para imprimir causa.

Impressão spray

A impressão por spray permite que o balão receba diversas formas geométricas. O acabamento tem um efeito especial, deixando o balão com características ainda mais originais, pois não fica parecido nem com a impressão em silkscreen e offset.   

Depois de passar pelo processo de impressão, os balões são desinflados e passam por outro procedimento que os deixam em tamanho e características originais, ficando pronto para serem comercializados.

Com estas etapas do processo de produção exemplificados acima, a Balões Personalizados é capaz de produzir centenas de bexigas personalizadas por hora, para os mais variados usos, seja para a divulgação de marcas ou para utilização em festas e eventos.

O uso de balões, tem sido cada vez mais comum em grandes ou pequenos eventos, e o uso específico de balões personalizados, conferem um ar ainda mais diferenciado a qualquer celebração. Isto porque, balões comuns como o próprio nome aponta, apesar de muito bonitos não dão o caráter individualizado que cada comemoração precisa.

Por isso na Balões Personalizados você pode escolher as bexigas com as características e com as imagens que você deseja imprimir nos balões para dar o ar original e diferenciado que você precisa para a ornamentação da sua festa.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça as variedades de balões e impressões que trabalhamos, temos certeza de que teremos a opção certa para tornar a decoração da sua festa ainda mais especial com os balões personalizados que fabricamos.



Comentários