Blog da Bp
jun292011

Como são feitos balões personalizados?

Categorias: Balões Personalizados

6 Comentários

Os balões personalizados dão um toque especial a qualquer evento ou ação de marketing. Eles são ideais para encantar as pessoas nas mais variadas opções de eventos, sejam eles empresariais ou pessoais. Descubra hoje como são feitos esse item de decoração tão poderoso!

Como são feitos os balões personalizados

Você já se perguntou como são feitos balões personalizados? No artigo de hoje vamos te mostrar um pouquinho do processo de produção dessas bexigas. Vamos lá?

Matérias-primas

Os balões são produzidos a partir de matéria prima retirada da mesma árvore que fornece a borracha, a Hevea Brasiliensis, espécie de planta Brasileira.  

Um balão é composto por cerca de 60% de borracha natural (que é extraída da árvore) e 40% de substâncias químicas que são adicionadas até alcançar um determinado nível de elasticidade e de resistência do material.

[Leia mais] Os tipos de balões personalizados

Corantes

Os balões também contam com corantes que garantem as cores vivas e chamativas que vemos nas festas.

Temperatura

A temperatura do local pode alterar a durabilidade da bexiga. Por isso é comum ver balões estourarem em dias muito quentes.

Ferramentas necessárias para produzir balões personalizados

Para produzir muitos balões, várias máquinas são necessárias. Confira:

Máquina de látex

Essa máquina é a responsável pela produção do líquido que resultará nos balões. Lá, colocamos o látex e demais componentes químicos que garantem a produção do produto.  Muitas vezes, os balões já chegam prontos para a empresa de personalização de balão.

Máquina de personalizar balões

É esta máquina que garante a personalização dos balões. Com ela é possível colocar nomes, logos, desenhos e muito mais. Existem máquinas menores, mas a específica para balões garante uma produção maior por minuto.

processo de produção balões personalizados

Compressor de balões

 

O a máquina compressora de balões é a que permite inflar os balões em larga escala. Algumas são vendidas acopladas à máquina de personalização, automatizando o processo..

Os tipos de impressões aplicadas em balões

Existem basicamente três modos de imprimir balões: sillkscreen (o mais utilizado), offset e spray.  

Impressão Silkscreen

O silkscreen é o mesmo processo da impressão de camisetas. O que muda, neste caso, é a tinta. A tinta deve fixar no balão depois de receber o látex (subinflado) ou já inflado, esta última, necessita que o balão esteja cheio no momento da impressão. Esse tipo de impressão garante boa qualidade, mas é preciso se atentar à elasticidade depois. Para que o balão volte ao tamanho normal, será necessário vulcanizá-los em um forno ou com uma pistola aquecedora.   

Impressão Offset

A impressão offset é similar a impressão em papel, entretanto ao invés de imprimir papel, imprime no balão. Esse método tem é mais rápido, mas perde na qualidade de impressão. Quando o balão é inflado, a granulação da impressão fica aparente, mostrando toda a imperfeição.   

Impressão spray

A impressão por spray permite que o balão receba formas geométricas. O acabamento tem um efeito especial, pois não fica parecido nem com a impressão em silkscreen e offset.   

A Balões Personalizados (BP) produz centenas de balões personalizados por horas, para os mais variados usos, seja na divulgação de sua marca ou em festas e eventos.



Comentários