Blog da Bp
nov112010

O que é branding e dicas para reforçar a sua marca

Categorias: Marketing

0 Comentário

Se sua marca está defasada em relação aos concorrentes ou é pouco procurada, não se desespere. Reunimos um conteúdo que pode te orientar a crescer sua empresa, confira:

O que é Branding e como esse conceito pode ser importante para sua empresa

O branding, ou gestão de marcas, como é conhecido no Brasil, é um conjunto de ações estratégicas que visam construir uma imagem do consumidor em relação à sua empresa, de forma positiva. Em outras palavras, é como uma empresa gostaria de ser vista por seus clientes.  

O branding é o responsável para sua marca ser bem lembrada e escolhida frente à outros concorrentes. Sua importância é extrema para a vida de uma empresa, respeitando vários tipos de ações para o posicionamento dela.

Branding x Marca: Qual a diferença?

Existe uma grande diferença entre branding e marca, que vamos explicar logo a seguir.

A marca é o conjunto de características visíveis e invisíveis. Ela se materializa no logotipo, nos grafismos, no slogan etc; traz para o pensamento do público-alvo os valores e ajuda a identificar, rotular um produto, serviço, empresa, pessoa ou algo. A marca é também um elemento de diferenciação do visual e do auditivo e, quando mais se materializa, mais influencia na lembrança e nas escolhas do cliente. Com uma marca, é possível conquistar fãs e até embaixadores, chamados hoje também de advogados das marcas.  

Por esse motivo, a marca é diferente de branding, pois é o resultado de todo o trabalho dele. O branding é a estratégia, o conjunto de ações necessárias para que uma marca tenha originalidade e cresça junto ao seu público. O branding é o planejamento e o conceito de tudo isso, que abrange desde a criação de uma marca até o seu reposicionamento.

Estratégias de branding para fortalecer sua marca

Para ficar mais claro os tipos de estratégias de branding que vão auxiliar no posicionamento de sua marca, escrevemos algumas ideias. Confira:

Experiência do consumidor

A sua estratégia de branding não será boa caso o seu consumidor não tenha uma experiência à altura. Ele precisa ficar satisfeito em todas as etapas de compra, que incluem, inclusive, a pós-venda. Pense em como você gostaria de ter uma experiência com um serviço ou produto da empresa e melhore ainda mais para seus clientes.

Presença digital

Sua empresa precisa ter uma presença online, já que a maioria dos brasileiros já possuem acesso à internet e levam em conta o que encontra na rede ao contratar um serviço. A presença digital vai ser o ponto de conexão seus clientes online e a internet, fazendo com que seja possível você ter mais insights sobre o que você oferece, etc.

Foco no público-alvo

Suas ações precisam ter foco no público-alvo. Isso inclui a comunicação, pesquisa de concorrência, preço e qualidade. Você deve saber exatamente o que seus consumidores querem ao escolher a sua empresa.

Estratégia de diferenciação

Uma empresa adota uma estratégia de diferenciação quando investe mais em fatores como imagem, tecnologia, serviços, pesquisa e qualidade, com o objetivo de criar diferenciais para o consumidor.

Identidade visual

É preciso ter cuidado com a experiência visual de sua marca. Bons logotipos, cartão de visita, papelaria e outros itens de identidade visual precisam ser levados à sério, pois o cliente é capaz de perceber o carinho que você tem com a aparência de sua empresa.

Quando uma empresa foca no branding, ela colhe os benefícios a médio e longo prazo, levando em consideração o tempo de adaptação de um posicionamento ou apenas o cultivo de sua imagem. Fique de olho em nosso blog para mais artigos como esse.



Comentários