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O que é plano de fidelização e 5 dicas simples para fidelizar clientes

07/10/2010 Categorias: Balões Personalizados,

Veja aqui como fidelizar seus clientes e garanta que seu empreendimento obtenha sucesso e gere muito lucro!

Se você já tem, ou pretende abrir, uma empresa, já sabe que, independentemente do tamanho, é preciso cultivar uma boa clientela, e garantir que a mesma mantenha-se satisfeita, afinal, não há maneira de alcançar o sucesso sem que haja clientes!

O cliente, quando satisfeito, sempre volta, o que garante lucro e também ajuda a divulgar sua marca para outras pessoas. Por isso, é sempre importante agradá-lo e mantê-lo por perto.

Saber como fidelizar os clientes é fundamental para qualquer negócio que busca se consolidar como referência e continuar crescendo no mercado.

Podemos observar, por exemplo, que algumas das empresas mais lucrativas do mundo, como a Coca-Cola e a Apple, devem grande parte de seu sucesso aos inúmeros clientes leais, que falam bem das marcas e estão sempre prontos para defendê-las.

Isso não quer dizer que apenas grandes corporações possuem condições de fidelizar clientes, muito pelo contrário!

Acompanhe aqui a importância de fidelizar clientes e como esquematizar um plano de fidelização:

A importância da fidelização

Fidelizar os clientes é tão (ou mais) importante do que atrair novos. É fundamental sempre manter isso em mente!

Sem isso, por mais que o negócio seja promissor, não será o suficiente para manter a empresa funcionando ou para aumentar os lucros ou expandir a operação.

Como montar um plano de fidelização

Elaborar um plano de fidelização pode ser a melhor solução para estabelecer um relacionamento próximo com o cliente, fazendo-o perceber que ele é importante e pode ser recompensado com melhores preços e serviços.

Dessa forma, alguns aspectos são muito importantes e devem ser levados em consideração na hora de criar ações para fidelizar o cliente:

  • Primeiramente, é preciso garantir tratamento diferenciado, ou seja, lembrar de datas especiais (como dia das mães, dia dos pais, dia do professor, aniversário e Natal); Enviar uma mensagem de felicitação via e-mail ou no aparelho celular oferecendo produtos específicos e descontos; e comunicar sempre o recebimento de novidades e produtos recém-lançados, mostrando para o cliente que ele é especial.
  • Abusar das redes sociais e do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), com ouvidoria para acelerar a comunicação com os clientes, fazendo-os perceber a atenção que lhes é direcionada.

Confira 5 dicas para fidelizar clientes

Ouça

Esteja aberto para escutar o que os seus clientes têm a dizer. Isso ajuda a descobrir quais são suas verdadeiras necessidades e vontades. O contato direto com o consumidor é fundamental. Crie na diretoria da empresa a obrigação de, diariamente, falar com pelo menos um cliente.

Invista

Tenha a inovação como um dos principais valores a serem seguidos pela empresa e invista sempre, mesmo em momentos difíceis, em desenvolvimento de novos produtos, processos, tecnologia e divulgação.

Foque no cliente

Todos os funcionários têm de ter em mente que o consumidor é o alvo final do trabalho e, portanto, deve receber um tratamento único. A equipe precisa parar para pensar se ele vai querer mesmo pagar pelo que a empresa tem a oferecer.

Adicione valor

Ter como meta tornar a vida do cliente mais fácil, o que vai além do simples objetivo de apenas resolver seus problemas, é a melhor estratégia para manter o consumidor como o foco central da companhia. É uma visão que requer proatividade.

Surpreenda

Ofereça serviços que vão além das expectativas dos clientes e, inclusive, dos concorrentes. É fundamental que ele esteja no centro do processo de tomada de decisões.

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