Blog da Bp
out122016

O que é Última Milha e qual sua importância para os negócios

Categorias: Dicas Marketing

0 Comentário

Você sabe o que é última milha e qual sua importância para os negócios? Se você trabalha (ou pretender trabalhar) com comércio eletrônico, fique ligado nas nossas dicas!

O comércio eletrônico, ainda que em crescimento constante, enfrenta alguns problemas que podem impactar diretamente nos lucros da empresa, e muitos deles ocorrem na fase chamada de última milha (ou last mile).

O que é Última milha e qual sua importância para os negócios

A última milha é o termo usado para dar nome ao período que compreende o momento que as mercadorias deixam o centro de distribuição e seguem para seu destino final. É, em poucas palavras, a etapa final da venda de um produto.

Leigos e iniciantes podem não pensar dessa forma, mas essa etapa é uma das que mais exigem cuidados, pois é o momento decisivo que levará o cliente a medir a qualidade de uma empresa.

O transporte de encomendas ainda enfrenta vários problemas, e não é preciso nem explicar o quanto isso pesa para a imagem dos e-commerces (comércio eletrônico).

O papel da tecnologia na etapa da última milha é muito importante, seja para dar visibilidade, controle ou flexibilidade ao processo, porém apenas a tecnologia não é o suficiente para impulsionar os resultados.

Para tal, os lojistas precisam de um controle em tempo real da situação das encomendas que estão sendo entregues, para assim maximizar as vendas e reduzir os custos logísticos da melhor maneira possível.

Quanto mais controle e atenção o empreendedor tiver nos seus próprios envios, maior a chance de evitar situações comprometedoras com relação a atrasos, danos nas mercadorias e gastos extras.

Custos da Última Milha

Até 30% do custo total da entrega está concentrado na última milha, ou seja, no percurso que vai do centro de distribuição até a residência do cliente. É um alto valor que pode ter um impacto negativo na empresa.

O alto custo e uma maior pressão por entregas mais rápidas colocou o orçamente dos e-commerces em estado de alerta. Além disso, existem demandas inesperadas, como volumes de compras maiores durante os feriados.

O lado bom é que atualmente há uma série de novos métodos que surgiram para ajudar os empreendedores do comércio eletrônico. Se você está começando um negócio agora, fique ligado.

Esses métodos incluem:

  • Melhorias nas Interfaces;
  • Veículos de automação;
  • Mais dados, para melhor compreender e tentar prever as necessidades dos clientes;
  • Proximidade de Centros de Atendimento, principalmente para as grandes áreas metropolitanas;
  • Mais eficiência interna para o layout das instalações do depósito.

Qual a melhor abordagem para a última milha?

A melhor forma de lidar com as questões da última milha é, primeiramente, concentrar na estratégia para, em seguida, focar na estrutura, com a  aplicação dos sistemas que você precisa.

A tecnologia pode te ajudar a desenvolver melhores sistemas de monitoramento e sistemas de análise para que você possa otimizar o processo de entrega.

Lidar com os novos desafios que surgem todos os anos para o e-commerce requer um bom investimento em soluções para que os empreendimentos possam gerir suas entregas de forma consciente.

Se você está começando um e-commerce agora, saiba que as situações envolvidas no transporte de produtos são complexas e os problemas podem ser extremamente difíceis de resolver.

Como minimizar problemas da última milha

Ter uma boa quantia de clientes fiéis é muito importante para o sucesso do seu negócio, e uma boa forma de conseguir essa base é começar direcionando seus esforços para compreender as necessidades e desejos do consumidor.

Os clientes que optam pelo comércio eletrônico gostam de eficiência e boa comunicação, e a internet é um dos melhores meios para demonstrar ambas intenções. Procure se encaixar nesse padrão e garantir que os clientes sempre voltem.

Conte com a Balões Personalizados para ter mais segurança no seu negócio

Agora que você sabe o que é última milha e qual sua importância para os negócios, percebeu que são vários os desafios de quem pretende se tornar um empreendedor.

Se você quer investir em um negócio que envolva bexigas infláveis, melhor contar com uma empresa segura e eficiente, não é mesmo?

A Balões Personalizados está há mais de 8 anos no mercado e dispõe de um time de profissionais que não vão te deixar na mão.

Se você precisa de bexigas impressas, pode contar com a BP e tenha a certeza de que não terá problemas com seu material.

Para saber mais sobre a empresa, visite nosso site ou entre em contato através do e-mail atendimento@baloespersonalizados.com.br

Para gerar um orçamento, basta preencher o formulário ao lado.



Comentários