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jun232019

Qual rede social usar? Descubra a melhor para o seu negócio

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Segundo a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, cerca de 45% da população Brasil é ativa nas redes sociais de alguma forma. Isso representa aproximadamente 90 milhões de usuários conectados nas redes consumindo conteúdo de todo o tipo, formato e valor.

Baseado nos dados acima, não é loucura dizer que a sua marca pode atingir um alcance muito grande se marcar presença nas redes sociais, não é? Mas antes de sair criando um perfil da sua empresa para cada rede social, você precisa entender um pouco desse universo e conhecer profundamente o seu público.

Pensando nisso, vamos abordar nesse conteúdo alguns pontos essenciais que você precisa levar em consideração antes de se aventurar nas redes sociais.

Conheça seu público!

O público-alvo é essencial para que você possa elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo assertiva. Isso porque é preciso conhecer com afinco com quem você está querendo gerar uma relação. Conhecendo, você entenderá suas dores, anseios, desejos e comportamentos.

Essa é uma das formas mais eficientes de “driblar” os algoritmos: você vai adaptar seu conteúdo de acordo com o seu público, com mais chances de aparecer nas redes sociais de quem lhe interessa e com aquilo que eles querem ver.

Pense em quem são seus clientes atuais

Se você já está no mercado, faça um levantamento dos seus clientes atuais e analise o perfil deles. Eles possuem alguma espécie de padrão? Por que eles compram de você? Qual é a idade e sexo predominante? De onde eles são? Com que frequência compram seus produtos?

Baseado nessa primeira reflexão, você poderá avaliar se atualmente você já está atingindo o público do seu interesse ou se precisa expandir seu campo de atuação. Essa informação será essencial para discernir que tipo de conteúdo você irá produzir.

Dê uma olhadinha na concorrência

Se você possui concorrentes diretos e indiretos atuando nas mídias sociais, dê uma olhadinha no que eles andam fazendo. Que tipo de conteúdo tem gerado mais engajamento? Qual estratégia eles estão usando? Mas atenção: nunca copie o que seu concorrente está fazendo! Além de ser antiético, você deve criar a sua própria estratégia.

Onde meu público está?

Identifique as principais plataformas digitais que seu público-alvo utiliza para se manter sempre informado com aquilo que gosta. Pense: onde meu público-alvo busca por informações relevantes para o que posso oferecer? 

Facebook

É uma plataforma intuitiva e bem simples de administrar. No Facebook é possível postar de tudo, de conteúdo escrito a fotos, vídeos e gifs. As empresas devem fazer uma página que se diferencie do perfil dos usuários, pelo fato de que é possível “curtir” a página e seguir suas atualizações.

Twitter 

É uma excelente forma de garantir uma interação rápida e direta com os usuários e de divulgar promoções e novidades da sua loja de maneira objetiva. É muito utilizada como SAC para as empresas.

Instagram

É a rede ideal para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual muito forte, como roupas, artigos para bebês e maquiagens. Mas lembre-se que no Instagram se preza por imagens muito bem trabalhadas, então vale a pena fazer algum investimento técnico nesse sentido antes de se aventurar na rede.

YouTube

Você pode se diferenciar dos concorrentes aproveitando o potencial da gravação em vídeo para criar vídeos que tiram dúvidas, que comparam dois produtos e usar sua criatividade para aproveitar a larga audiência que este canal tem.

Vale lembrar, também, que é preciso levar em consideração onde está a maioria do seu público e qual é o canal que eles mais acessam, do contrário você poderá acabar “falando sozinho” na rede. Uma boa dica é bolar um formulário em que eles possam indicar em qual rede são mais ativos e até criar algumas perguntas mais específicas, como em qual horário costumam passar mais tempo conectados e que tipo de publicação interessa mais.

LinkedIn

Essa é uma rede mais profissional e é utilizada, na maioria das vezes, para mostrar como as empresas desenvolvem seus funcionários, expande seu mercado, há troca de informações e detalhamento de seus produtos.

Pense no que o seu público gostaria de ver na sua página, em como você pode sanar as dores dele por meio de cada rede social. Por que ele seguiria você? Planeje pautas que gerem engajamento e que são esteticamente agradáveis.

Existem várias plataformas pagas e gratuitas de mensuração. A grande maioria das redes sociais já apresenta uma espécie de dashboard com informações muito úteis. Basta pesquisar e correr atrás!



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