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ago232019

Vitrinismo: O que é e como aumentar suas vendas com essa estratégia

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A vitrine nem sempre pode receber a importância que merece, mas é importante saber que ela pode ser uma ferramenta importante para alavancar as vendas da sua loja.

Uma vitrine bem elaborada pode funcionar como uma vendedora silenciosa, com uma boa montagem e a definição correta dos produtos colocados nela vocês pode ver as suas vendas aumentarem vertiginosamente antes mesmo do consumidor entrar na loja.

Não conhecia ou nunca tinha ouvido falar sobre vitrinismo? Nesse post vamos explicar sobre essa técnica que pode auxiliar muito na construção da identidade da loja, e também nas vendas. 

O que é vitrinismo?

De acordo com os conceitos criados pelo marketing de varejo o vitrinismo se relaciona com o visual merchandising, sendo que, o visual merchandiser cuida do ambiente visual e funcional do interior da loja, já o vitrinista visa obter melhores resultados na exibição de produtos através da montagem de vitrines. 

O objetivo do vitrinismo é chamar a atenção do consumidor explorando recursos visuais para que o cliente se sinta estimulado a fazer compras, principalmente as compras por impulso gerando uma movimentação financeira positiva para o  negócio. Além disso, ajuda a loja ou marca a criarem uma identidade visual fazendo com que o cliente sempre se remeta à aquela identidade criada possibilitando vendas futuras e seleção do consumidor final. 

A importância do vitrinismo

Decoração de vitrine com balões


A vitrine é o cartão de visitas da loja, é a primeira impressão que o cliente vai ter do seu comércio como um todo. E como a primeira impressão é a que fica, se você não der a devida atenção à vitrine da sua loja, poderá criar uma imagem inadequada para o seu negócio perdendo oportunidade de vendas. 

Como já dissemos, uma vitrine bem elaborada e estruturada é capaz de seduzir o cliente, funciona como um primeiro convite para conhecer a parte interior da loja. Além disso, uma vitrine montada com a estratégia certa, é capaz de despertar o cliente para uma compra que não estava programada, fazê-lo comprar por impulso e consequentemente fazer com que a sua empresa aumente as vendas e o lucro. 

Como montar uma vitrine atraente aplicando o  vitrinismo

Como já sabemos a vitrine é uma parte importante da sua loja, ela pode ajudar a aumentar as vendas é criar identidade com o consumidor, mas como saber o que é essencial para essa montagem? Te daremos as dicas, tópico por tópico para que você consiga aplicar as tecnologias com muita facilidade. 

  • Público alvo: É imprescindível que você saiba qual público quer alcançar com a montagem da vitrine, assim como as estratégias de venda e a decoração  interna da loja, a decoração das vitrines têm que estar alinhada com os objetivos da loja, senão o cliente que for atraído para dentro da loja encontrará uma discordância de propostas. Dessa forma a vitrine deve ser uma extensão do ambiente que o cliente já está habituado.
  • Tema/Objetivo: É importante saber qual é a necessidade da loja para que a vitrine esteja de acordo com os objetivos a serem alcançados, então é importante definir um objetivo para ela, que pode ser: promover produtos novos, liquidar produtos, troca de estação ou até mesmo datas comemorativas como dia dos namorados, das mães, réveillon, etc.
  • Produtos de destaque: nem sempre os produtos que vendem mais necessariamente devem estar na vitrine, é importante tem uma estratégia para atrair o consumidor.  Uma dica importante é colocar o produto que tem mais saída na loja do lado do produto maus caro, ou mais barato para que o cliente perceba um custo benefício naquela aquisição.  Além disso é uma ótima oportunidade de realizar venda casada, como por exemplo colocar o biquíni ao lado de uma saída de praia que combina com ele.  
  • Preço: Jamais oculte os preços dos seus produtos, coloque-os em destaque para que o consumidor saiba de antemão se tem capacidade de adquirir aquele produto. Esconder o preço pode fazer com que o cliente ao entrar na loja para consultar, ao invés de ficar atraído, fique frustrado, gerando uma imagem negativa para a marca. 
  • Cores: As cores dão vida às vitrines, se tornando um dos fatores mais importantes para atrair o consumidor.  Deve haver harmonia entre elas, e o ideal é usar no máximo 3 cores para a composição da vitrine. É sempre importante lembrar também que cores quentes remetem ao verão e frutas ao inverno, vitrines com produtos masculinos exigem cores mais sóbrias e o vermelho é ótimo para liquidações.
  • Simetria: Para que a vitrine passe uma impressão de ter sido muito bem elaborada e organizada é importante que os objetos ou produtos colocados nela tenham forma e tramando semelhante e fiquem a uma altura e distância similares. 
  • Iluminação: A iluminação é responsável por destacar produtos, potencializar cores e emitir sensações. Nunca deixe fios a mostra é orgia sempre iluminação branca que aluga na observação de detalhes pelo consumidor. 

Ideias de decoração com balões para vitrinismo

Vitrine decorada com balões

Balões são uma opção simples, prática e barata que pode ajudar e muito a compor uma vitrine, eles chamam a atenção, alegram e conseguem até mesmo tornar o tema da sua vitrine mais específico, transmitindo a mensagem que você quer passar para o seu cliente. Com isso, reunimos algumas decorações de vitrine com balões que podem ajudar você a decorar a sua vitrine alavancando suas vendas e seus lucros.



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