Blog da Bp
dez152010

5 dicas para você superar o medo de abrir negócio próprio

Categorias: Dicas

0 Comentário

Por diferentes motivos, todo mundo já foi se pensou em empreendedorismo e se viu pensando em se tornar o próprio patrão. Mas a grande questão é: quantos desistem de colocar o seu sonho em prática? A maioria dos “aspirantes” a empresários, com certeza, joga a toalha antes mesmo de dar o primeiro passo.

Se você se inclui no universo de candidatos a empreendedores que têm vontade de montar um negócio, mas estão tomados pelo medo dos riscos e incertezas, encontramos 5 dicas que podem ajudar a orientar o seu objetivo e vencer o receio.

Conheça o seu próprio perfil

Ao pensar em montar um negócio, deve-se levantar o seguinte questionamento: quais são os papéis que terei que exercer como dono de uma empresa? Ter ciência sobre suas limitações e explicitá-las é fundamental para delinear o caminho do negócio. A decisão por uma carreira empreendedora deve passar por um processo de autoconhecimento e não por uma mera comparação dos atributos pessoais com os de empreendedores de sucesso.

Um dos requisitos para o perfil empreendedor é a liderança, pois ele servirá de exemplos para as pessoas da empresas, sabendo cativar os funcionários, escutas às críticas dos clientes, perceber pontos de melhorias e muito mais. Lembre-se: ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.  

Mantenha a mente aberta

Para ajudar a clarear a mente, um dos primeiros passos a serem tomados é fazer um brainstorm (ao pé da letra, tempestade de ideias), ou seja, deixar que você e outras pessoas envolvidas em criar o negócio possam livremente, sem preconceitos, falar tudo o que vier à cabeça – para só depois organizar os pensamentos.

Nesse brainstorm, vale pesquisas e ideias de negócios. Será que vale a pena montar uma loja de sapatos em certa região? Ou será que uma loja de presentes seja melhor? Muitas pessoas têm desejo de montar um negócio de um segmento específico, mas é preciso conversar, pesquisar e prever crescimentos antes mesmo de bater o martelo.  

Faça o que você gosta

Se você amar o seu negócio, terá trilhado uma boa parte do caminho para o sucesso. O empreendedor vai se dedicar com prazer, vai procurar ficar por dentro de tudo o que envolve o mercado onde seu negócio vai ser inserido. Ele identifica as melhores saídas, acaba colocando mais amor na construção e na condução da empresa e, buscando o melhor, o negócio tende a dar certo.

como acertar na hora de abrir o próprio negócio

 

O significado de sucesso nem sempre é êxito financeiro. Para muitas pessoas, sucesso é atingir alguma realização pessoal, ter mais tempo para passar com os familiares. A satisfação de conquistar seus objetivos, e ter um propósito motivando a cada dia, ultrapassam o dinheiro. Você se sentirá mais realizado e completo, estimulando para uma jornada impressionante de crescimento profissional empreendendo no seu negócio.

Busque aconselhamento

Quando um empreendedor se vê a frente de uma grande ideia, mas tomado pelo medo, um toque importante é: busque aconselhamento. Os grandes empreendedores da história empresarial brasileira tiveram alguém que eles consideraram um verdadeiro “guru”.

 

Você pode contar com um contador, um economista, muitas pesquisas, palestras e cursos para te auxiliar na sua jornada de crescimento. Encontro de ideias sempre faz bem e te ajuda a superar o medo de abrir seu próprio negócio.

Capital: Tenha sempre uma reserva

Um dos aspectos que mais assombram a cabeça de quem tem vontade de montar um negócio é perder dinheiro. Por isso, os especialistas recomendam ter sempre uma reserva mínima para dar início ao negócio. Trabalhar com cautela para suprir cenários mais pessimistas faz com que o negócio esteja sempre preparado para enfrentar chuvas e trovoadas.

Se você pesquisou, fez suas reservas e planejamentos, provavelmente, conseguirá passar por eventuais dificuldades. Com muita pesquisa sobre o seu negócio, é possível empreender e crescer.

Conheça mais dicas para vencer o medo de montar seu próprio negócio

Dê seu primeiro passo e boa sorte!



Comentários