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dez212016

Psicologia das cores: o vermelho em ações de publicidade e marketing

Categorias: Dicas Marketing

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Muita gente ainda não sabe, mas hoje em dia é possível usar a psicologia das cores a favor dos negócios da empresa. Veja aqui do que se trata e como utilizar essa abordagem.

A psicologia das cores envolve um copilado de estudos aprofundados que mostram que cada cor provoca um tipo de efeito no cérebro das pessoas. Dessa forma, é possível utilizar esse conceito nas ações de publicidade e marketing. Confira:

O que é psicologia das cores?

Psicologia das cores vermelho

A psicologia das cores nada mais é que o estudo das cores e de seus efeitos no cérebro humano. Esse conceito já é bastante antigo, mas pode-se afirmar que o primeiro grande estudioso dos tons foi o físico Isaac Newton, seguido pelo alemão Johann Wolfgang von Goethe.

Atualmente, o estudo das cores já é bem mais aprofundado e está sempre na pauta de assuntos entre os designers.

Isso porque já fora comprovado que as cores acarretam diferentes reações e sentimentos no cérebro humano, por isso é fundamental saber quais cores usar e onde usá-las para conseguir causar um efeito certeiro em seu público alvo, de acordo com objetivo da empresa.

Psicologia das cores na publicidade

Ainda que as cores representem uma parte importância do marketing, é comum vê-las agregadas ao segmento do design, deixadas como variáveis de baixa prioridade nas estratégias de empresas dos mais diversos setores.

De acordo com uma pesquisa, 93% dos consumidores acreditam que a aparência visual é um fator que contribui decisivamente para a compra. A cor chega a representar 85% da razão pela qual um cliente comprou um produto em específico.

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Dessa forma, é importante não negligenciar essas informações durante um projeto de publicidade. Ao escolher uma cor de forma equivocada para a marca, embalagem ou produto, a empresa corre o risco de apresentar resultados não satisfatórios.

Ainda não acredita? Então veja esses dados:

  • A cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço;
  • 84,7% dos consumidores afirmam que a cor é muito relevante na hora de escolherem um produt;
  • As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Em torno de 62% e 90% dessa avaliação é baseada somente nas cores;
  • Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que anúncios em branco e preto.

O significado da cor vermelha

significado cor vermelha

Você sabe o significado do vermelho na publicidade? Claramente, essa é uma cor que chama a atenção e não passa despercebida, sendo o motivo da escolha de muitos.

O vermelho é uma cor quente, que desperta confiança no público, dá uma sensação de intensidade, energia e vigor. Por isso, é muito utilizado em ações de publicidade por empresas que desejam marcar presença e se destacar dos demais concorrentes.

O uso do vermelho na publicidade

Você pode reparar que essa cor é muito utilizada em liquidações justamente por trazer esse destaque e senso de urgência. É uma cor que atrai compradores e desperta no cérebro uma necessidade de consumo.

Outra curiosidade importante é que o vermelho é a quarta cor favorita tanto das mulheres quanto dos homens. Ou seja, pode ser mais fácil criar uma empatia com ambos os públicos quando usamos essa cor nas ações de marketing.

Levando em conta o significado do vermelho, é uma boa pedida considerar utilizar a cor no momento de fazer os seus balões personalizados, principalmente se você for utilizá-los para divulgar promoções em sua loja ou se destacar em meio a um universo de fornecedores em uma feira, por exemplo.

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