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Vantagens e desvantagens do E-commerce

11/02/2019 Categorias: Sem categoria,

Ter uma loja virtual é o sonho de muitas pessoas que enxergam na internet o o melhor “terreno” para criar um negócio de alta rentabilidade. Mas é na hora de elaborar o plano de negócios que muitos se questionam sobre as verdadeiras vantagens e desvantagens desse formato de empreendimento.

Por incrível que pareça abrir uma loja virtual tá muito mais ligado a abrir uma nova empresa física do que se pensa. O que muda são os pontos de contato com o cliente, a forma de abordá-los e tudo que gira em torno disso.

Pensando nisso, fizemos uma lista de prós e contras que podem te ajudar nessa empreitada.

Vantagens

Você já pode começar a vender

O modelo de loja virtual hoje é bem padronizado, o que te permite utilizar soluções rápidas e prontas e começar a vender agora mesmo.

Não que você precise ter a sua loja exatamente como a do seu concorrente, mas estrategicamente é melhor começar com esse modelo pronto para fazer um site mais complexo e ainda melhor no futuro.

Fácil visibilidade

Enquanto uma loja física consegue atender apenas o público de sua cidade e regiões do entorno, a loja virtual pode distribuir produtos para todo o território nacional. Sem dúvidas, esse alcance extensivo é um diferencial decisivo para quem busca margens significativas de lucro.

Sempre funcionando

Nós sabemos que a maioria dos estabelecimentos físicos funcionam em horário comercial. Às lojas virtuais entretanto,  permanecem à disposição do público 24 horas por dia, 7 dias na semana, possibilitando que as compras sejam feitas de acordo com a disponibilidade de tempo do consumidor – alguns podem preferir fazer compras antes de irem para o trabalho, enquanto outros optam por navegar pelo mercado eletrônico durante a madrugada, por exemplo.

Desvantagens

Logística complexa

Considerando que o Brasil é um dos maiores países do globo, possuindo 26 estados e um distrito federal não é difícil concluir que a distribuição dos produtos requer uma logística organizada e eficiente desde a finalização do pedido online até o seu despache para a transportadora. Estabelecer essa eficácia em todas as etapas pode ser uma tarefa complexa se não houver uma equipe de suporte que garanta rigor nos prazos.

Sem contato direto  com os produtos

Como vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato? Essas ainda são barreiras que geram desconfianças em grande parte dos clientes que estão acostumados a experimentarem e testarem antes de decidir pela compra.

Cuidado com os perecíveis

Alguns itens são de difícil comercialização por meio de uma loja virtual, seja por serem perecíveis ou porque o valor não será capaz de cobrir alguns custos, como os de fretes, por exemplo.

E você, o que achou desses itens? Achou vantajoso? Ou não gostou? Deixe seu comentário!