Blog da Bp
jan202019

Os 7 principais erros de um empreendedor inexperiente

Categorias: Sem categoria

0 Comentário

Começar uma empresa é sempre um desafio, e quem tenta trilhar esse caminho está sujeito a cometer erros. Principalmente se for a primeira vez que você empreende. Por isso, listamos os principais erros um empreendedor inexperiente, confira:

Erros de principiante

Uma das formas de cometer menos erros é aprender com os outros. A rede social Quora é um bom lugar para isso. Ela funciona como um Yahoo! Respostas, mas uma das perguntas: “Quais os erros mais comuns cometidos por empreendedores de primeira viagem?” teve mais de cem respostas, algumas delas, inclusives, até de CEOs e empreendedores de sucesso.  

Outra forma, é conversando com empreendedores que você conhece. Pode ser até mesmo o dono da padaria mais próxima, ao seu antigo chefe, por exemplo. Eles sempre terão boas dicas para te dar.

Achar que o dinheiro virá rápido

Inspirados por histórias de sucesso e grandes saltos de terceiros, muitos aspirantes a empreendedores acham que ter um negócio próprio é a solução para ganhar dinheiro de forma rápida e duradoura. Mas não é bem assim. Seu empreendimento pode demorar meses, e até mesmo anos para dar alguma margem de lucro. Por isso é essencial fazer um planejamento prévio sério e completo.

Subestimar a concorrência

Um dos erros mais comuns ao abrir o novo negócio é subestimar a concorrência e achar que sua empresa conseguirá abocanhar o mercado logo nos primeiros momentos de trabalho.

“Na maioria dos casos, você não conseguirá esse market share: cada ponto percentual será conquistado duramente. É preciso levar em consideração que essa demora poderá afetar o capital de giro da empresa e a necessidade de caixa”, explica Eduardo Peres, CEO da consultoria de finanças corporativas GlobalTrevo.

Não ter um diferencial

Para engrandecer ainda mais o seu empreendimento, é necessário compreender o que o seu negócio tem a oferecer de diferente. A partir desse entendimento, será mais fácil abordar seu público-alvo. Às vezes, sua apelação está no preço ou na qualidade, mas também você pode oferecer um ótimo atendimento, por exemplo. Ao perceber qual é o principal ponto que sua empresa difere das concorrentes, você saberá usar isso ao seu favor.

Ignorar o poder da internet

Um erro muito comum do mercado dos empreendedores é desprezar o poder que a internet pode dar ao seu negócio. Com buscadores online como o Google e as redes sociais, é possível impulsionar suas vendas em vários níveis de investimento. Por isso, não se esqueça de procurar um profissional que possa fazer esse trabalho bem feito, ou, até mesmo, você pode aprender com vários cursos gratuitos disponíveis.

Esquecer do capital de giro

Indo para a parte financeira, o maior erro cometido por empreendedores de primeira viagem é esquecer do capital de giro: aquele dinheiro reservado para a sobrevivência do negócio enquanto o dinheiro não chega.

“Os empreendedores se preocupam muito com investimentos de longo prazo, como retorno do capital inicial investido. Porém, poucos analisam o capital de giro que será necessário para a nova operação: por exemplo, estoque, impostos, pagamento de salários e prazos de recebimento de clientes e de pagamentos para fornecedores”, elenca Peres, da GlobalTrevo.

Desistir de primeira

Por último, mas não menos importante: a última falha dos empreendedores inexperientes é desistir do negócio diante do primeiro obstáculo. Quando estiver triste, pare e pense: será que esse não é um problema básico, e você está abandonando o projeto apenas por falta de vontade?

Gostou dessas dicas? Fique atento ao nosso blog para encontrar mais conteúdos como esse.



Comentários